Ticker

8/recent/ticker-posts

Cantores de funk e de rap da Baixada levam hits pelo país e sonham com voos mais altos

Os MC’s Theo e Priscilla e a rapper Dall Farra, de Caxias: o trio expande seus domínios e sonha com voos mais altos Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo

Mc Priscilla, de Caxias, sonha com carreira internacional
Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo
BAIXADA - “É som de preto, de favelado, mas, quando toca, ninguém fica parado”. O verso cantado pela dupla Amilcka e Chocolate talvez explique o motivo de o funk ter atravessado as fronteiras da Baixada Fluminense com o Rio de Janeiro. E, de quebra, mudado o dia a dia de jovens da região.

Com shows até fora do estado, alguns já pensam na carreira internacional, como a jovem MC Priscilla, de Duque de Caxias. Aos 26 anos, a cantora, que tem seis de carreira e virou artista por acaso, já levou o ritmo para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

— Por mais que algumas pessoas critiquem o funk do Rio, fora daqui, ele é admirado. Nós somos muito bem recepcionados nos outros estados — conta a MC, que canta funks como “Toma na hora” e “Deslizo e desço’’.

Para MC Theo, de 21 anos, que canta “Distância ideal” e “menina mulher”, o funk foi além. Nascido em Parque Lafaiete, Duque de Caxias, e morador do Morro São Carlos, no Rio, o cantor diz que deve ao funk suas conquistas.

Mc Theo, de Duque de Caxias: sucesso fora do Rio
Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo
— Já me apresentei no Pará, em Minas Gerais, Santa Catarina. Curso Direito e quero abrir um escritório, mas não vou abandonar o funk. É minha raiz. Graças à essa arte, tive um destino diferente de tantos jovens de comunidade.

Theo começou como dançarino de Priscilla e dos MC’s Romântico, Marcell e Maneirinho. Há um ano, decidiu cantar. Ele diz que adotou um estilo com o objetivo de atingir a todos os públicos:

— O funk tá tomando uma proporção gigante. Com a força da internet, ele meio que passou por um filtro. São letras que podem ser ouvidas, agora, por toda a família.


De Nova Iguaçu, o MC Escobar, de 24 anos, tem menos de um ano de carreira, mas já roda o Brasil fazendo show.
Mc Escobar cumpre agenda no Nordeste Foto: Divulgação

— Eu me sinto privilegiado, pois poucos MC’s que estão começando têm essa oportunidade. Em todos os lugares que cheguei, fui muito bem recebido por todos — conta Escobar.

O vídeo da música “Duelinho do Escobar” já chegou a quase 200 mil visualizações na página em que o artista mantém no Facebook.O MC agradece.

Rapper de Caxias começou aos 15 anos

Representante do rap, a MC Dall Farra, de 22 anos, começou bem cedo, aos 15. Influenciada pelo irmão, que ouvia Racionais e Sabotage, ela começou a compor.

— Vi que eles faziam e escreviam o que sentiam. Comecei a escrever a história da minha vida, e a cantar — lembra a moradora de Duque de Caxias.

A rapper Dall Farra compões letras que contam sua realidade
Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo
A rapper vai fazer o primeiro show fora do estado do Rio em novembro, na cidade de Salvador. Mas, nestes sete anos, diz que o rap já transformou a sua vida:

— O rap me deu outro norte, outra direção, outra forma de ver o mundo. Minhas letras abordam várias questões sociais e raciais, e isto me despertou para fazer trabalhos sociais. Não é só cantar, é um ato de resistência, porque você vive aquilo que canta.


A jovem, que cursa Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem planos para a carreira. Seu sonho é poder viver só de música:

— Hoje, consigo viver de música, mas queria viver bem, só da música. E espero não ter mais que cantar os problemas que a gente têm, por não existirem mais.

Confira a agenda:

MC Dall Farra: No dia 22, ela estará no Espaço Laurinda, em Santa Teresa. Dia 24, no Sarau do Alemão, Museu de Artes do Rio (MAR), onde vai abrir o show do Rincon Sapiência.

MC Theo: Ele se apresenta, hoje à noite, no Parque de Eventos de Silva Jardim.
MC Escobar: Ele faz show hoje em Marataízes, no Espírito Santo. Amanhã, ele volta ao palco e se apresenta no Agro Silva Jardim, no interior do Rio, abrindo o show do grupo Revelação.
Fonte: Cíntia Cruz/EXTRA

Postar um comentário

0 Comentários