Ticker

8/recent/ticker-posts

Belford Roxo forma agentes multiplicadores

BELFORD ROXO - Cerca de 70 usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Belford Roxo, além de 13 instrutores, receberam na última sexta-feira (20) o certificado de conclusão do curso do Espaço Cidadão. O evento aconteceu no auditório da Uniabeu e foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Instituto da Criança.

O curso foi realizado durante dois meses e atendeu aos usuários dos Cras do Lote XV, Sargento Roncalli e Shangrilá, visando o fortalecimento do convívio comunitário e social dos usuários. Os participantes tiveram noções de cidadania, família, meio ambiente, economia doméstica, empreendedorismo, planejamento familiar e sexualidade e vão agir como agentes multiplicadores em suas comunidades. Os instrutores foram agraciados pelo Instituto da Criança com o livro “Picasso-Mão Erudita, Olho Selvagem” e os formandos com o livro “Multiplicadores Sociais”.

A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, disse sobre a importância deste projeto para os usuários dos equipamentos da cidade. “O governo, através do prefeito Waguinho e do secretário da Casa Civil, Márcio Canella, está sempre em busca de parcerias. A nossa secretaria tem várias parcerias e uma delas é com o Instituto da Criança. Através dos encontros, os participantes trocam experiências, ensinamentos e tem a oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida”, enfatizou a secretária. O secretário-executivo da pasta, Diogo Bastos, ressaltou ainda que o curso contribui para a formação cidadã dos usuários. “Através dos ensinamentos, estamos garantindo direitos da população. Temos a preocupação em desenvolver uma política pública de qualidade e aprimorar os trabalhos sócios-culturais para a população”, enfatizou Diogo Bastos.

Parceria e desafio
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro fala sobre a importância do curso
O coordenador do Projeto Espaço Cidadão do Instituto da Criança, Rodrigo Silva, informou que a parceria entre a Prefeitura de Belford Roxo e o Instituto vai continuar. “A nossa intenção é dobrar o número de atendimentos, proporcionando um diferencial na vida das pessoas e fortalecendo o convívio social e comunitário aos usuários dos equipamentos”, disse Rodrigo, informando ainda que, desde quando foi criado, há cerca de 13 anos, o Espaço Cidadão já atendeu cerca de 14.000 adultos, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Michele Marinho, representante dos instrutores, falou da importância da realização do curso. “Tudo que é novo nos causa um pouco de preocupação. Nós instrutores fomos capacitados pelos profissionais do Instituto da Criança e foi um desafio muito grande transmitir os ensinamentos aprendidos para os usuários”, disse. Uma das formandas, Penha Regina Pereira de França, de 71 anos, usuária do Cras do Lote XV, gostou muito de participar do curso. “Além da convivência e do vínculo de amizade que criamos durante o curso, pude aprender bastante coisa, como cidadania, lidar melhor com a família e sexualidade. Com os ensinamentos aprendidos vou poder transmitir para minha família e amigos”, frisou. 

Francisca Correa, representante dos Cras Roncalli e Shangrilá parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. “Só temos a ganhar com esta parceria. É um trabalho rico e engrandecedor para o município e para as famílias que foram alcançadas pelo projeto Espaço Cidadão”, disse. No evento estiveram presentes várias autoridades como o coordenador do Cadastro Único de Belford Roxo, Thiago Coutinho, entre outras.
Fonte: PMBR/Notícias de Belford Roxo

Postar um comentário

0 Comentários