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Aprovada lei que prevê barca até Duque de Caxias.

Barca Pão de Açúcar se preparando para entrar em operação no trajeto Praça XV – Arariboia.
Governador tem 15 dias para decidir se sanciona ou veta o projeto. Nova linha pode beneficiar até 4 milhões de pessoas. Mas obra vai depender da iniciativa privada.
DUQUE DE CAXIAS - Depende agora do governador Luiz Fernando Pezão. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou ontem, em redação final, o projeto de lei 1.542/12, do deputado Dica (PTN), que cria uma nova linha para as barcas, ligando a Praça XV, no Centro, à cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O texto seguirá para sanção ou veto do governador, que terá até 15 dias úteis para decidir. Se sancionada a nova lei, a Secretaria Municipal de Transportes pode abrir uma licitação para escolha da concessionária até setembro.

Trânsito na Linha Vermelha em direção à Caxias e Ilha do
Governador. Foto: Rafael Bozeo
Em maio deste ano, durante audiência pública da Comissão de Transportes da Casa sobre o tema na Alerj, o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, afirmou que o edital de licitação contendo a criação desta linha ficará pronto em três meses.De acordo com nota da Alerj, o serviço deverá ser feito sob o regime de concessão, com a licitação do contrato feita por concorrência pública, com fiscalização do estado e cobrança de tarifas. As mesmas serão fixadas através do termo de concessão, que estipulará as cláusulas de reajuste e de revisão, conforme o edital e a lei em vigor.

Segundo o deputado Dica, o objetivo é minimizar as grandes dificuldades de transporte dos trabalhadores que residem na Baixada Fluminense. “São milhares de pessoas que passam, no mínimo 4 horas, entre ida e volta, todos os dias em deslocamento para o trabalho. É preciso encontrar alternativas, a baixo custo, para proporcionar melhores condições de vida à população. O transporte hidroviário é a grande solução”, afirmou.
Ilustração das novas rotas das Barcas. Fonte: O DIA

Relembrando o projeto
Novas estações podem tirar mais de 100 mil carros das ruas
A solução para desafogar o trânsito no Grande Rio pode estar na Baía de Guanabara. Estudo realizado há dois anos mostrou que os congestionamentos na Região Metropolitana chegam a 130 quilômetros por dia, o que equivale a pouco mais de duas Avenidas Brasil, a maior via expressa da cidade, ou dez pontes Rio-Niterói completamente paradas — e muita paciência envolvida. A Firjan (federação das indústrias do estado), que fez o cálculo na ocasião, deu a receita que seria capaz de reduzir a quase um terço os engarrafamentos. Nota técnica divulgada ontem pela entidade aponta que existe demanda suficiente, e, portanto, viabilidade comercial, para a criação de 14 novas linhas hidroviárias na Baía de Guanabara e nas lagoas da Barra da Tijuca. 
Ilustração da Estação das Barcas em Duque de Caxias. Fonte: EXTRA
Se todos os projetos fossem implementados, essas rotas teriam potencial para absorver 272,4 mil viagens por dia e tirar 100,9 mil veículos das ruas. A extensão diária dos congestionamentos diminuiria 84,1 km. “Comprovamos que existe demanda. O que resta para essas propostas saírem do papel é estratégia de governo para optar por torná-las realidade”, diz Riley Rodrigues, especialista em competitividade industrial e investimentos do Sistema Firjan. 

Só no eixo da Baía de Guanabara, que hoje conta com apenas quatro rotas de barcas, são propostas 11 novas ligações. Dessas, cinco conectam a cidade do Rio ao Leste Fluminense: Praça 15-Gradim (São Gonçalo), Botafogo-Praça Arariboia (Niterói), Botafogo-Charitas (Niterói), Praça 15-Itaipu (Niterói) e Cocotá (Ilha do Governador)-Gradim. Partindo da Praça 15, haveria ainda a possibilidade de oferecer transporte aquaviário até Duque de Caxias, ao Aeroporto do Galeão, à Ilha do Fundão e à Ribeira (ligação desativada há pouco tempo). Outros dois serviços propostos seriam entre o Aterro do Flamengo, na altura do Museu de Arte Moderna, e o Galeão, além do deslocamento dentro de Niterói entre a Praça Arariboia e Itaipu. Em conjunto, estas novas linhas poderiam prover mais de 156 mil viagens por dia, 57,8 mil veículos a menos no trânsito. Continue lendo em http://odia.ig.com.br/noticia/observatorio/2015-08-26/firjan-propoe-mais-14-linhas-de-barcas.html
Fonte: O DIA

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