Ticker

8/recent/ticker-posts

Pacientes de Belford Roxo com dificuldades de locomoção são atendidos em casa.

BELFORD ROXO - Oferecer um atendimento domiciliar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica, evitando assim internações hospitalares e as filas dos serviços de urgência e emergência é o objetivo do Programa “Melhor em Casa”, que é realizado pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde. A ação atende atualmente cerca de mil pacientes. O programa é formado por seis equipes com médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

O programa estava suspenso desde o ano passado e foi reativado pelo prefeito Waguinho, em janeiro deste ano. “Nossos profissionais fazem um atendimento domiciliar e um acolhimento dos pacientes que, devido ao seu estado de saúde, não tem condições de ir à uma unidade. Com isso, estamos proporcionando uma maior dignidade às pessoas”, explicou o prefeito. De acordo com o secretário de Saúde, Silvano Ferreira, o Melhor em Casa conta com uma equipe multidisciplinar. “Os profissionais vão à casa dos pacientes e avaliam cada caso, fazendo um acompanhamento permanente”, disse o secretário.

A coordenadora do programa, Evelin de Oliveira e Silva e a equipe formada pelo médico Luiz Felipe Dias, pela fisioterapeuta Viviane Marques da Silveira e pela assistente social Tiana Jacinto, estiveram na casa da dona de casa Ana Paula Silva Carvalho, de 43 anos, no bairro Wona, para atender a sua filha, Carolaine Carvalho dos Santos Lima, de 20 anos.

A jovem tem fibrose cística - uma doença que causa o acúmulo de muco nos pulmões. A enfermidade foi descoberta aos 9 anos, mas seu estado de saúde se agravou há pelo menos dois anos, quando Carolaine ficou grávida. “Minha filha tem que ficar direto com o tubo de oxigênio. Seu caso é grave e frequentemente temos que ir com ela a um hospital”, disse a mãe da jovem, que ficou contente em receber a equipe da Prefeitura. “Já procurei várias unidades. Sempre ouvi falar neste programa, acredito que minha filha será bem assistida. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo”, enfatizou a dona de casa. 



A coordenadora do Programa Melhor em Casa, Evelin de Oliveira e Silva, informou que o clínico geral, de início, vai encaminhar o caso da jovem para um pneumologista e também para fazer uma fisioterapia respiratória. Os interessados em ser atendidos pelo Programa Melhor em Casa devem se dirigir ao Posto de Saúde Neuza Brizola, na Av. Benjamin Pinto Dias 1372, no Centro de Belford Roxo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munidos dos documentos do paciente e do responsável para fazer um cadastro.
Fonte: Imprensa PMBR

Postar um comentário

0 Comentários