Ticker

6/recent/ticker-posts

Belford Roxo sedia amistoso de futebol de cegos entre Brasil e Argentina.

BELFORD ROXO - Brasil e Argentina, o maior clássico da América do Sul, será disputado em Belford Roxo, na modalidade futebol de 5 (jogadores com deficiência visual). O amistoso, batizado de Desafio Internacional, acontecerá na segunda-feira (15), a partir das 9h, no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo. Nesta quarta-feira (10-05), o bicampeão mundial e campeão paralímpico, Anderson Dias, esteve no Ciep Constantino Reis para fazer o reconhecimento da quadra.

Na avaliação do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, o amistoso marca uma nova fase no município. “As pessoas estão acreditando no nosso governo. Minha meta é investir ainda mais em educação para que nossos jovens estejam sempre preparados para qualquer eventualidade. Aliado a isso, o esporte também ganhará, pois meu objetivo é reformar a vila olímpica para que Belford Roxo volte a disputar e vencer competições importantes”, encerrou. “Brasil e Argentina é clássico em qualquer modalidade. Fico orgulhoso por Belford Roxo sediar este importante jogo”, completou o secretário da Casa Civil, Márcio Canella.

Presidente da Urece Esporte e Cultura para Cegos, Anderson Dias explicou que a entidade tem uma parceria com o Ciep Constantino Reis (no local funciona um polo de surdos e outro de deficientes visuais) e u dos objetivos do amistoso é mostrar que no Brasil há esporte paraolímpico de destaque. A Seleção Brasileira de futebol de 5 é tetracampeã olímpica.

“Moro em Nova Aurora e quis mostrar a Belford Roxo, minha cidade, que as crianças podem aprender o futebol de cinco e outras modalidades paraolímpicas aqui. O amistoso é um incentivo e algo inédito na cidade. Eu poderia marcar o jogo para o Instituto Benjamim Constant (que fica na Urca), mas quero mostrar que apesar de não ter tido oportunidades no passado na minha cidade, os alunos de Belford Roxo conhecerão o esporte”, disse Anderson Dias, que é cego desde os três anos de idade.



Professor de educação física do Ciep Casemiro Meirelles, Paulo Pereira Cabral Junior, frisou que o polo de deficientes visuais da unidade conta com 23 alunos que jogam futebol, golbol e praticam atletismo. Segundo o profissional, cada esporte é adaptado de acordo com as necessidades de cada aluno. “O planejamento tem que ser individual para que todos sejam beneficiados. Fico muito orgulhoso quando vejo os avanços e a criança começa a se equilibrar e a desenvolver a coordenação motora. Isso não tem preço”, arrematou o professor.

O que é o futebol de 5
Futebol de 5 é a modalidade de futebol para deficientes visuais. Durante a partida, todos jogadores que atuam na linha utilizam vendas. O objetivo é igualar os níveis de deficiência visual. Apenas o goleiro enxerga.

Os quatro jogadores na linha se orientam de diferentes maneiras: dentro da bola existe um guiso, de modo que qualquer movimento com a bola se torna sonoro, além disso, o goleiro emite orientações da a defesa, o técnico auxilia os jogadores no meio da quadra, e uma pessoa conhecida como “chamador” bate na trave rival com objetos metálicos, localizando o gol para os atacantes.

As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos. Não há prorrogação, em caso de empate em jogos decisivos. A definição é nos pênaltis. Além disso, a quadra não possui linhas laterais. Uma mureta de 1,20m cerca a área do jogo, se a bola bater nela, a partida não é interrompida – quem pegar segue a jogada.
Fonte: Imprensa PMBR

Postar um comentário

0 Comentários