Ticker

8/recent/ticker-posts

Projeto MPEduc visita escolas em Belford Roxo.

Projeto visa resguardar o direito à educação básica e verificar a qualidade de ensino nessas instituições

O procurador da República Eduardo Ribeiro Gomes El Hage, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), representado pela promotora Elayne Christina da Silva Rodrigues, visitaram na última segunda-feira (1º), as escolas municipais Bairro das Graças e Belford Roxo, que integram o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Na terça-feira (2), foram visitadas as escolas municipais Miguel Ângelo Leone e Imaculada Conceição, para averiguar a qualidade da educação e da infraestrutura oferecida aos alunos.

Em relação ao aspecto pedagógico, o procurador e a promotora puderam verificar uma disparidade entre a escola Miguel Ângelo Leone, cujo Ideb foi de 3.5 nos anos iniciais e 3.3 nos anos finais em 2013 e a escola Imaculada Conceição, cujo Ideb foi de 5.2 nos anos iniciais e 4.8 nos anos finais. De acordo com dados da última Prova Brasil, a Miguel Ângelo Leone foi uma das que tiveram pior aproveitamento enquanto a Imaculada Conceição teve o maior aproveitamento nos anos iniciais em português e matemática em toda a rede pública (escolas municipais e estaduais). 

Essa deficiência na qualidade do ensino também se reflete na infraestrutura. Na escola municipal Miguel Ângelo Leone, as paredes estavam pichadas, muitos ventiladores quebrados e a iluminação precária. O oposto pôde ser verificado na escola Imaculada Conceição, considerada “escola padrão” em Belford Roxo e exemplo de educação e higiene

"A escola Imaculada Conceição estava extremamente limpa, bem cuidada e organizada. Todas as pardes pintadas e sem pichações, todos os ventiladores em funcionamento e as cadeiras em estado impecável", disse o procurador Eduardo El-Hage

Reconhecida pela sua administração mais humanizada e bem sucedida, a diretora da escola Imaculada Conceição, Vitória Régia, foi convidada pelo MPF para participar da audiência pública sobre o MPEduc, que será realizada em Belford Roxo no próximo dia 17, às 9h, na Casa de Cultura, no bairro Nova Piam. O objetivo da audiência é identificar as variantes responsáveis pelos baixo índices de educação no município, bem como ouvir os órgãos da Administração Pública Municipal e Estadual, comunidades e instituições locais sobre as demandas na área.

Fonte: Imprensa Procuradoria da República do RJ
Fotos Blog Lote XV

Postar um comentário

0 Comentários